Tudo Sobre Computadores

  1. O computador é uma máquina que processa informações electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds). Conceptualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes. 

  2. A classificação pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo em termos de: Capacidade de processamento; Velocidade de processamento e volume de transacções; Capacidade de armazenamento das informações; Sofisticação do software disponível e compatibilidade; Tamanho da memória e tipo de UCP. 

  3. Sistema operacional
  4. Um computador sempre precisa de no mínimo um programa em execução por todo o tempo para operar. Tipicamente este programa é o sistema operacional (ou sistema operativo), que determina quais programas vão executar, quando, e que recursos (como memória e E / S) ele poderá utilizar. 

  5. Programas são simplesmente grandes listas de instruções para o computador executar, tais com tabelas de dados. Muitos programas de computador contêm milhões de instruções, e muitas destas instruções são executadas repetidamente.

  6. Hardware 
  7. É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis pelo processamento das informações. ex.: teclado, vídeo, impressora, mouse, caixas de som, etc. 

  8. Software 
  9. São programas (conjunto de instruções) necessários para que o computador possa realizar tarefas, auxiliando e agilizando o trabalho do usuário. Ex: Windows, Word, Excel, Power Point, Corel Draw etc. 

  10. Processamento 
  11. O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está directamente ligada à velocidade do processador. 
  1. Estrutura Lógica 
  2. A estrutura interna de um computador pode ser dividida em quatro unidades lógicas: a unidade central de processamento (ou processador), a memória, os circuitos de entrada e saída (ou E/S) e os programas (software). 

  3. Unidade lógica
  4. A unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Seus parâmetros incluem, além dos números operandos, um resultado, um comando da unidade de controle, e o estado do comando após a operação. O conjunto de operações aritméticas de uma ULA pode ser limitado a adição e subtracção. 

  5. Memória 
  6. A memória é um dispositivo que permite ao computador armazenar dados por certo tempo. Actualmente, o termo é geralmente usado para definir as memórias voláteis, como a RAM, mas seu conceito primordial também aborda memórias não voláteis, como o disco rígido. Parte da memória do computador é feita no próprio processador; o resto é diluído em componentes como a memória RAM, memória cache, disco rígido e leitores de médias removíveis, como disquete, CD e DVD. A memória do computador é normalmente dividida entre primária e secundária, sendo possível também falar de uma memória terciária.

  7. Memória primária
  8. A memória primária é aquela a cessada directamente pela Unidade Lógica e Aritmética. Tradicionalmente essa memória pode ser de leitura e escrita (RAM) ou só de leitura (ROM), normalmente a memória primária comunica com a ULA por meio de um barramento ou canal de dados. A velocidade de acesso a memória é um factor importante de custo de um computador
  9. Memória RamA memória RAM ( Random Access Memory ) é uma sequência de células numeradas, cada uma contendo uma pequena quantidade de informação. A informação pode ser uma instrução para dizer ao computador o que fazer. As memórias RAM são denominadas genericamente de DRAM (RAM dinâmica), pelo fato de possuírem uma característica chamada refrescamento de memória , que tem a finalidade de manter os dados armazenados enquanto o computador estiver ligado 

  10. Memória Rom
  11. A memória ROM ( Read-Only Memory ) é uma memória que só pode ser lida e os dados não são perdidos com o desligamento do computador. A diferença entre a memória RAM e a ROM é que a RAM aceita gravação, regravação e perda de dados. Mesmo se for enviada uma informação para ser gravada na memória ROM, o procedimento não é executado A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo.

  12. Dispositivos de entrada/saída
  13. Os dispositivos de entrada/saída são, tal como o nome o indica, os pontos de entrada e de saída de informação no computador. Entre eles estão o teclado, o monitor e a impressora, os dispositivos de armazenamento, bem como muitos outros. Os dispositivos de armazenamento, no entanto, são os mais práticos e importantes, pois salvaguardam a informação que não está em uso na memória e que, mais tarde, podem ser necessários. Graças à sua separação física dos outros componentes, estes dispositivos são vulgarmente chamados de periféricos. Podemos ter dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Actualmente, outro dispositivo de híbrido de dados é a rede de computadores

  14. Legenda de um computador 
  15. 01- Monitor
  16.  02 – Placa-Mãe 
  17. 03 – Processador 
  18. 04 – Memória RAM 
  19. 05 – Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax... 
  20. 06 – Fonte de Energia 
  21. 07 – Leitor de CD’s e/ou DVD’s 
  22. 08 – Disco Rígido (HD) 
  23. 09 – Mouse (ou Rato) 
  24. 10 – Teclado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As mudancas e trasformacoes no sistema nacional de educacao (sne) trabalho completo

O Estado de Gaza

Biografia de Monsta