Carro que anda sem volante e nem pedais, a nova aposta da Volkswagen promete conduzi-lo onde quiser


Tem uma autonomia de 400 quilómetros, não tem pedais nem volante. É uma pequena cabine auto-pilotada que o pode levar para onde quiser. Chama-se Sedric, e é o protótipo do futuro da Volkswagen.

Entrar numa cabine e esperar que ela a leve para onde quiser, numa viagem rodoviária tranquila e confortável durante a qual pode ter qualquer preocupação excepto a da condução.

No Salão Automóvel de Genebra a construtora alemã apresentou o Sedric ( SElf DRIving Car). Um veículo eléctrico - as baterias têm uma autonomia de cerca de 400 km - e totalmente autónomo - toma as decisões acerca de tudo com que se encontra sozinho - que é, ainda, apenas um conceito técnico em desenvolvimento.
A construtora alemã chama-lhe o protótipo de todos os protótipos do futuro.

A utilização do sistema não podia ser mais simples. Com um botão abrem-se e fecham-se as portas, e uma vez lá dentro é só dizer ao Sedric para onde quer ir ou o que deseja que ele faça.
Pode pedir que o guie pela cidade, que se recarregue ou até que vá buscar as compras ao supermercado.
Por dentro, o tablier poderá causar alguma estranheza aos demais condutores. O minimalismo é evidente, no Sedric não há pedais ou volante, tendo estes objetos sido substituídos por três botões: Ir, Parar, Ligar Assistência.
Para que tudo isto funcione em harmonia com o que circunda o veículo, este protótipo da Volkswagen está equipado com um radar, câmaras e sensores LIDAR (Luz, imagem, deteção e medição via radar). Existem quatro sensores destes montados no telhado, que abrangem grande ângulos, em redor do tejadilho, e outro conjunto de sensores Lidar, de ângulo estreito, montados à altura do para-choque.

Projectado sobretudo, para as cidades, é certo que o Sedric não poderá fazer-se à estrada sem passar por uma série de testes rigorosos. Testes essas provas devem acontecer na cidade alemã de Wolfsburgo, onde a construtora tem uma unidade preparada para realizar estes ensaios.
O veículo ainda não está orçamentado, nem se sabe onde e quando será aplicada esta tecnologia pela primeira vez.
A construtora alemã tem um longo historial no que toca à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia que possibilite a condução autónoma. “Andamos a trabalhar na condução autónoma há mais de 20 anos, conta lrich Eichhorn, chefe do grupo de investigação da Volkswagen.

Mensagens populares deste blogue

Biografia de Monsta

Conheça, peça por peça, tudo que tem dentro do seu PC

As mudancas e trasformacoes no sistema nacional de educacao (sne) trabalho completo