Grupo VW anuncia carros totalmente autónomos já para 2021!


O Grupo VW anunciou a sua intenção de lançar uma frota de veículos totalmente autónomos para um programa de "car sharing", em diversas cidades, a nível global, já em 2021! Uma notícia algo inesperada, até por se saber que a legislação que permitirá o uso de carros de condução autónoma de Nível 5 – aquela que dispensa por completo a intervenção do condutor – está ainda muito atrasada. No dizer de um elemento do departamento jurídico da Audi, recentemente, estaríamos a… duas décadas de distância. 

Todavia, o responsável pela estratégia digital do Grupo VW, Johann Jungwirth, parece muito mais optimista e explicou as intenções de lançamento de uma gama autónoma em duas a cinco cidades, confiando que outras sigam depois o exemplo. O serviço será oferecido ao público através de duas empresas de mobilidade, a Moia e a Gett, segundo confidenciou ao "Automotive News". 

As limitações legais são, pelos vistos, barreiras rapidamente ultrapassáveis, segundo Johann Jungwirth, começando pelos Estados Unidos: "Esperamos que o Senado passe nova legislação em meados do próximo ano e, quando o fizer, que o Dubai, Singapura e a China sejam os seguintes"

A VW desenvolveu um estranho protótipo, o Sedric – acrónimo de "self driving car" –, apresentado no salão de Genebra e que voltou a estar em evidência em Frankfurt. Será uma variante de série deste Sedric que a empresa Gett (concorrente da Uber) usará. Já a Moia terá um carro autónomo de maiores dimensões, mais parecido com um miniautocarro. 

O presidente do Grupo VW, Matthias Müller, revelou: "As nossas equipas estão já a desenvolver ideias para uma família completa Sedric, desde veículos totalmente autónomos para a cidade ou para uma mobilidade luxuosa de longo alcance, até carrinhas autónomas para entregas ou camiões pesados", disse, adiantando que até um veículo autónomo desportivo está a ser estudado! 

O Sedric que conhecemos é quase um paralelepípedo sobre rodas para quatro pessoas. "Em breve teremos um protótipo pronto para transportar os nossos trabalhadores dentro da nossa fábrica de Wolfsburg", anunciou Muller, enquanto o director de "design", Michael Mauer, explicou que a própria forma do carro, com pilares robustos e uma aparência sólida, serve para reduzir o receio natural que as pessoas tenham, ao início, de se meterem num automóvel sem condutor, nem volante ou pedais. Mas que será apenas um "design" de transição. 

No salão de Frankfurt, também a Audi apresentou um "concept" de um automóvel totalmente autónomo, de Nível 5, o Aicon, mas aqui tratava-se de uma longa berlina luxuosa e de aspecto muito desportivo. Recorre a uma nova tecnologia de baterias, em estado totalmente sólido, que lhe permite autonomia de 500 km. E tem um "gadget" delicioso: quando os ocupantes saem do carro, à noite, são acompanhados por um pequeno "drone" que lhes ilumina o caminho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biografia de Monsta

O Estado de Gaza

As mudancas e trasformacoes no sistema nacional de educacao (sne) trabalho completo